top of page

O que é a Revisão da Vida Toda?

A revisão da vida toda é um procedimento de reavaliação ou recálculo de um benefício previdenciário. Seu objetivo principal é incluir os salários de contribuição anteriores a julho de 1994 no cálculo do valor do benefício.


O motivo por trás dessa revisão está relacionado ao fato de que as contribuições anteriores a julho de 1994 não são consideradas pelo INSS no cálculo do benefício. A partir de julho de 1991, com a entrada em vigor da lei 8.213/1991, a aposentadoria passou a ser calculada levando em conta as 80% maiores contribuições realizadas pelos segurados ao INSS.


No entanto, posteriormente, a lei 9.876/1999 estabeleceu um limite para as contribuições que seriam consideradas no cálculo. Com a Reforma da Previdência, em vigor desde 13/11/2019, a nova regra passou a considerar a média de todas as contribuições realizadas ao INSS, mas somente a partir de julho de 1994.


Dessa forma, desconsiderar as contribuições anteriores a julho de 1994 pode prejudicar aqueles que tinham um bom salário antes dessa data, bem como aqueles que possuem poucas contribuições a partir de julho de 1994 ou que tiveram uma redução salarial a partir desse período. A revisão da vida toda busca corrigir essa situação e garantir que os segurados recebam um benefício condizente com sua trajetória contributiva.


Quem se encaixa nos requisitos abaixo tem direito à revisão da vida toda:

  • teve um benefício concedido com base nas regras válidas entre 29 de novembro de 1999 e 12 de novembro de 2019.

  • teve contribuições anteriores a julho de 1994;

  • faz menos de 10 anos que recebe um benefício do INSS.


Estou a disposição para conversar pessoalmente ou por whatsapp.




Comments


bottom of page